Renascimento


O que é?

Renascimento é um processo terapêutico integrativo de abordagem corporal, com foco num exercício respiratório intenso, realizado por cerca de uma hora.

A técnica foi criada nos anos 60 pelo neurofisiologista norte-americano Leonard Orr para transformar as impressões do "trauma do nascimento" e seus padrões de fixação no corpo e na mente.

No Oriente, predecessores da técnica estão nos exercícios respiratórios hindus (Pranayama) do Yoga.

No Ocidente, os estudos clínicos de Wilhelm Reich (Análise Muscular do Caráter), Alexander Lowen (Bioenergética) e a Respiração Holotrópica de Stanislav Grof.

No Brasil, José Ângelo Gaiarsa, principal estudioso da técnica, identificou seu fundamento: A respiração é, dentre todas as funções corporais, a que melhor reflete os desejos e as emoções de cada um.


A quem é recomendado?

O Renascimento é recomendado a quem busca autoconhecimento e crescimento psicológico, emocional, físico e espiritual.

A sua prática regular facilita a expressão da alegria, gratidão, perdão e autoaceitação, além de facilitar a emergência de novas tomadas de consciência sobre a própria vida.

O Renascimento é recomendado a quem esteja experimentando crises emocionais, ansiedade, angústia, depressão, estresse, falta de ânimo, ausência de prazer, crises de perda e de falta de proteção, distúrbios psicossomáticos, etc.

 


Para que serve?

Uma técnica respiratória capaz de favorecer o desenvolvimento emocional, psicológico e espiritual dos seres humanos

José Ângelo Gaiarsa


Ao inibirmos uma expressão emocional, inibimos a respiração, pois o centro das inibições "emocionais" reside na restrição do movimento respiratório.

O resultado é a adoção de posturas rígidas do corpo, peito e músculos respiratórios pouco flexíveis e a sensação de ansiedade e angústia, expressas como "peito apertado", "raiva contida", "nó na garganta", “engolir sapo”, “frio na barriga”.

O Renascimento faz o inverso, respira-se intensamente para desbloquear as inibições emocionais e liberar o movimento respiratório e a expressão das emoções.


Como é praticado?

O Renascimento é realizado numa série de encontros semanais de aproximadamente duas horas.

Após esse processo básico, com o indivíduo conhecendo a técnica e seus efeitos, pode-se praticar o Renascimento para manter o bem-estar físico, psíquico e emocional.

O Renascimento, no início do aprendizado da técnica, pode fazer surgir ondas emocionais poderosas, por isso é necessária a presença de um renascedor experiente, capaz de orientar e dar segurança às muitas sensações e reações provocadas durante o exercício.

Endereço

Rua Vicente da Costa, 20 - Ipiranga - atrás do Parque da Independência
São Paulo 04266-000, BR

11 94962-0632
whatsApp